Pupunha (Sementes) Bactris gasipaes.

Código: N9V6EJKGJ
Selecione a opção de Grade Padrão Rose Sementes:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Pupunha
Nome científico: Bactris gasipaes.
Família: Arecaceae.
Origem: América Latina.


A árvore da pupunha pode atingir 20m de altura, 25cm de diâmetro e seu tronco tem regiões intercaladas com  e sem espinho. Seus frutos jovens são verdes e maduros, amarelados ou avermelhados, não podem ser ingeridos antes do cozimento, porque apresentam substâncias que provocam irritação na mucosa da boca. 

Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.

Instrução de Semeadura: Semear as sementes em canteiros contendo 50% de areia grossa + 50% de pó de serra curtido e cobertos com sombrite 50%. A semeadura no canteiro é feita em sulcos espaçados em 5 cm e as sementes de pupunha espaçadas em 2 cm de comprimento, respectivamente, dentro do sulco. A posição das sementes dentro do sulco deve ser horizontal; elas são recobertas com 1 a 2 cm de altura com o substrato sugerido. O transplantio das plântulas recém-germinadas é feito quando a parte aérea atinge cerca de 1 a 3 cm de altura; nesse estágio ("ponta de agulha"), as plântulas ainda não abriram suas folhas. De 90 a 120 dias após a semeadura as mudas devem ser transplantadas para recipientes individuais contendo solo adubado com esterco curtido de curral.

Tempo para Germinação: 50 a 110 dias.

Colheita: 2 anos após o plantio para produção de palmito.

Ciclo de vida: Perene.

Folha: O ápice do estipe sustenta uma coroa de 15 a 25 folhas do tipo pinadas, inseridas em diferentes ângulos. As folhas tenras não expandidas, localizadas no centro da coroa, formam o palmito, um importante produto econômico.

Crescimento da planta: A Pupunha é uma palmeira chamada "caespitose" (multi-caule) que pode atingir até 20 m de altura. O diâmetro do caule varia de 15 a 30 cm e o comprimento dos entrenós de 2 a 30 cm. Os entrenós apresentam numerosos espinhos rígidos e pretos ou marrom escuro. Algumas espécies, porém, são desprovidas de espinhos.

Quando da frutos: Amadurecem de Dezembro a Julho.

Frutos: O fruto maduro possui um epicarpo fibroso que varia de côr, podendo ser vermelha, laranja ou amarela, e um mesocarpo amiláceo a oleoso e úmido, com um endocarpo envolvendo um endosperma fibroso e oleoso.

Quando da flores: Floresce quase o ano inteiro, porém com maior intensidade durante os meses de Agosto a Dezembro.

Flores: A inflorescência aparece nas axilas das folhas senescentes.

Como adubar essa planta: Na produção de mudas usar 50% de areia grossa + 50% de pó de serra curtido e esterco curtido de curral.

Como regar essa planta: Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.

Nativa de qual clima: Equatorial úmido.

Aceita poda? - Sim, após o primeiro corte poderá ser feito cortes a cada 60 a 90 dias.

Vai na sombra? - Sol pleno ou meia sombra.

Vai bem com outras plantas? Sim, aceita o cultivo agroflorestal.

Altura das mudas: 4 a 5 meses após o transplante, as mudas já estarão aptas ao plantio definitivo com espaçãmento de 2 m entre linhas e 1 m entre plantas.

Atrai pássaros? - Sim, anu-preto, papagaios e bem-te-vis.

Atrai borboletas? - não

Formigas matam? - não

Pragas: Metamasius, casulo, Broca-do-olho-do-coqueiro, broca-rajada e Antracnose.

Mais informações: .

Bactris Gasipae é o nome científico de uma planta originária da região do Amazonas mas que hoje é cultivada em grande parte do Brasil, como Bahia, Minas Gerais e estados da região Sul. Estamos falando da pupunha.

Uma das razões pela popularização da pupunha em outras regiões do país é o seu saboroso fruto, utilizado em muitas culinárias do Norte e Nordeste. Ele é muito nutritivo e possui sabor bastante agradável depois de cozido em água e sal. Mas atenção, ele nunca deve ser consumido antes do cozimento, pois possui uma substância tóxica para a mucosa da boca.

A semente de pupunha se desenvolve bem em várias condições. Isso porque a pupunheira é uma planta que se adapta muito fácil ao clima. No entanto, necessita de climas quentes e úmidos, com uma temperatura média de 22º e de bastante água, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

No entanto, cuidado para não encharcar o solo onde a semente de pupunha foi plantada. Essa é a única condição que a pupunheira não suporta. Além disso, o solo precisa ser de fertilidade média à alta, bem drenado, com textura média ou leve e pH próximo ao neutro.

A pupunha é considerada uma árvore grande, podendo alcançar de 20 a 25 metros de altura e 25 metros de diâmetro. Sua germinação acontece de 90 a 120 dias e precisa de um cuidado especial para a sua semeadura.

A semeadura da pupunheira deve ser realizada utilizando um tubete de 290 ml com 80% de substrato e 20% de pó de serra na parte superior, lugar onde a muda deve permanecer por cerca de 1 ano após o plantio da semente de pupunha, até desenvolver bem suas raízes. Só depois desse período é que poderá ir a campo.

Ao cultivar a pupunha, é necessário ficar de olho na abelha-de-cachorro e no arapuá, duas pragas comuns desse tipo de planta que destroem a sua folhagem e seus botões. Outra praga bastante comum, mas que não apresenta tanta diminuição na sua produção de frutos é a lagarta verde.
 

 

Sobre a loja

Rose Sementes é uma empresa que surgiu da necessidade para fornecer sementes de excelente qualidade, colaborar com a pesquisa de palmitos cultivados, proporcionar aos grandes e pequenos agricultores novas alternativas para melhor exploração de sua propriedade, evitar a devastação dos palmiteiros, oferecendo outras possibilidades de cultivo e divulgar espécies de palmeiras nativas e exóticas com potencial paisagístico e ainda não difundidas.

Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Rose Sementes - CNPJ: 20.950.884/0001-52 © Todos os direitos reservados. 2022



Segunda à Sexta-feira, das 7:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 | Sábados das 7:30 às 12:00.


Renasem SC-00962/2009